Tipos de ação empresarial
Empresas podem atuar de diversas maneiras para contribuir socialmente, dentre essas ações destacam-se: Filantropia Empresarial, e a Cidadania Empresarial. Schommer (apud Tenório 2004) destaca que as empresas podem atuar socialmente de três maneiras genéricas: atuar de maneira ética nas atividades produtivas; realizar investimentos sociais, compartilhando sua capacidade técnica e gerencial, e não realizando doações filantrópicas apenas; e atuação no debate político sobre políticas públicas.
A ação filantrópica ou Filantropia Empresarial segundo Azambuja (apud TENÓRIO 2001) é uma ação de caráter episódico que esgota em si mesmo, podendo criar expectativas futuras.
“A filantropia não pode e nem deve eximir a empresa de suas responsabilidades. Por mais louvável que seja uma empresa construir uma creche ou um posto de saúde na sua comunidade, a sua generosidade em nada adiantará se, ao mesmo tempo, estiver poluindo o único rio local ou usando matéria-prima produzida em fábricas irregulares, que empregam trabalho infantil em condições insalubres ou perigosas." (AZAMBUJA apud TENÓRIO 2004, p. 29).
A cidadania empresarial é confundida com voluntariado empresarial, que é a atuação voluntária de funcionários de empresa na comunidade estimulada pela própria empresa, enquanto, cidadania empresarial é um conceito mais amplo. Fisher e Schommer (2000, p. 103) comparam esse conceito ao de cidadão:
“Cidadania Empresarial pode ser entendida, então, como uma relação de direitos e deveres entre empresas e seu âmbito de relações e participação ativa empresarial na vida de suas cidades e comunidades, participando das decisões e ações relativas ao espaço público em que se inserem.”
A cidadania empresarial decorre das ações em conformidade com a responsabilidade social da empresa. Srour (1998) complementa que: “a responsabilidade social remete à constituição de uma cidadania organizacional no âmbito interno da empresa e à implementação de