Tipos de Arroz
Originário da Ásia acreditam os historiadores, e sem data exata, por volta de 10mil a.C., o arroz faz parte da alimentação de dois terços da população mundial. Foi levado para a Península Ibérica pelos árabes no século VIII, levado para a Itália no século XIII, e, no XV, colonizadores introduziram o grão na América. Com o tempo, foi-se aprimorando sua produção e variedade de grãos. Hoje, há muita tecnologia por trás desse simples cereal. Sendo de fácil produção (apenas na antártica não há possibilidade de plantio) e lucrativo, o arroz é opção de vários agricultores na hora de escolher o produto. Existem milhares de tipos de arroz, e, nesta pesquisa, constarão quatro tipos. São eles: o Arbório, o Carnaroli, o Basmati e o Vialone Nano. Cada um com suas características, valores nutricionais, sabores e popularidade.
2 TIPOS DE ARROZ
2.1 Arroz Arbório
O arroz Arbório está ficando cada vez mais conhecido nos últimos anos, é um arroz tradicional italiano e possui grãos de 4 mm a 7mm. Seus grãos são bem desenhados e mantém a forma depois de cozidos, a parte central é bem firme e a exterior contém amilose. É o tipo de arroz que possui bastante amido e por isso é ideal para risoto, pois confere cremosidade. Costuma chegar ao ponto entre 15 a 17 minutos de cozimento.
2.2 Arroz Basmati
Com valor mais elevado em relação ao arroz comum, cerca de nove reais o quilo, o Basmati tem origem indiana e é usado para pratos tradicionais do país. É uma variação do arroz branco, porém tem o grão mais alongado, textura mais firme e é aromático, como diz o significado do seu próprio nome.
2.3 Arroz Carnaroli
É um arroz de origem italiana e seu grão possui quase 7 mm de comprimento, por isso é considerado um arroz de grão longo. É rico em amido, tem grande quantidade de amilose e é ideal para risotos, pois deixa os pratos com bastante cremosidade. Mais fino do que o arbório é o preferido dos italianos, exceto