Tipos de Arranjo Físico
Existem quatro tipos básicos de arranjo físico dos quais a maioria dos arranjos se derivam:
ARRANJO POSICIONAL OU POR POSIÇÃO FIXA:
Material permanece parado enquanto que o homem e o equipamento se movimentam ao redor. Sua aplicação se restringe principalmente a caso onde o material, ou o componente principal, é difícil de ser movimentado, sendo mais fácil transportar equipamentos, homens e componentes até o material imobilizado.
ARRANJO LINEAR OU POR PRODUTO Os postos de trabalho são colocados na mesma seqüência de operações que o produto sofrerá. Esta é a solução ideal quando se tem apenas um produto ou produtos similares, fabricados em grande quantidade e o processo é relativamente simples. O tempo que o item gasta em cada estação ou lugar fixado é balanceado. As linhas são ajustadas para operar na velocidade mais rápida possível, independentemente das necessidades do sistema. O sistema não é flexível.
ARRANJO FUNCIONAL OU POR PROCESSO
Máquinas-ferramentas são agrupadas funcionalmente de acordo com o tipo geral de processo de manufatura. É o caso de fabricação de tecidos e roupas, trabalho de tipografia, oficinas de manutenção.
Sua vantagem é a capacidade de fazer uma variedade de produtos. Os roteiros operacionais são usados para controlar o movimento de materiais.
ARRANJO CELULAR OU DE GRUPO
Ele é composto de células de produção e montagem, nas células as operações e processo são agrupados de acordo com a seqüência de produção necessária para fazer um grupo de pro dutos.
Os pontos chaves desse tipo de arranjo são:
Maquinas são dispostas na seqüência do processo;
Uma peça de cada vez é feia dentro da célula;
Os trabalhadores são treinados para lidar com mais de um processo;
Os operadores trabalham de pé e caminhando;
Essas máquinas tem as seguintes vantagens comparando-se com o arranjo físico funcional:
Redução do tempo de ajuste de máquina na mudança de lotes;
Eliminação do transporte e de filas ao