Risco Físico - Tipos de Arranjos
Fábricas em gerais
Escritórios
Lojas
Supermercados
Bancos e etc...
Tipos de arranjo físico:
Arranjo físico por produto
Arranjo físico por processo
Arranjo físico posicional
Arranjo físico celular
ARRANJO POR PRODUTO:
É o caso da linha de montagem, os equipamentos estão organizados para que os produtos passem de forma contínua e ágil pelo arranjo físico. Comum em produções contínuas. Baixa variedade e alto volume.
ARRANJO FISICO POR PROCESSO:
Reúne estações de trabalho de acordo com as funções a serem desenvolvidas, as máquinas são agrupadas com as mesmas funções formando um departamento por onde caminham os produtos. É mais utilizada em processos intermitentes, como a produção por lotes ou encomendas, quando a operação atende diversos clientes por meio da produção de produtos diferenciados.
ARRANJO POSICIONAL:
É o exemplo da construção de um navio ou de um shopping center, o produto está num único local e vai sendo processado sem sair do lugar, ali equipes montam seus "canteiros" de obra.
-
O layout posicional caracteriza-se pelo fato do material permanecer parado enquanto os operadores, equipamentos e todos os outros produtos, se movimentam à sua volta. É utilizado o layout posicional quando os produtos são volumosos e são fabricados em quantidades reduzidas.
ARRANJO CELULAR:
Arranjo que mescla características do arranjo de processos com arranjo por produtos. As unidades/processos estão bem definidas no arranjo, porém em alguns espaços são criadas pequenas células que contém todos os equipamentos necessários para um determinado produto. Assim ganha-se mais velocidade naquele produto, dentre os vários outros, pois este possui maior volume.
Medidas de controle:
Determinar o arranjo (ou layout) no início da construção da empresa. Elaborar onde máquinas e equipamentos irão ser posicionados para o melhor conforto do trabalhador, reduzindo assim o risco de acidentes por locomoção excessiva e aumentando a