PLANO REAL NO BRASIL
Rafaela Gama da Silva - 201110120
Economia Brasileira
Rio de Janeiro, 28 de novembro de 2013.
Plano Real
O Plano Real foi criado para promover o fim da inflação elevada no Brasil, ou seja, um o programa brasileiro de estabilização econômica, pois os preços oscilavam constantemente durante aproximadamente trinta anos. A Pratica adotada até então, eram pacotes econômicos marcados por medidas como congelamento de preços.
O Plano passou por três fases:
1ª- O Programa de Ação Imediata,
2ª- Criação da URV (Unidade Real de Valor)
3ª- Implementação da nova moeda, o Real.
Programa de Ação Imediata:
Medidas econômicas elaborado em julho de 1993, que “organizou o país” para o lançamento do Plano Real um ano após. Ressaltando as necessidades: Redução de gastos públicos, e aumento dos impostos como forma de controlar os gastos/contas do governo.
Criação da Unidade Real de Valor (URV) como forma de acabarem os reajustes da economia, até então indexada pelos índices de inflação. Aumento das taxas de juros e aumentos dos depósitos compulsórios (dinheiro que os bancos devem recolhem para o Banco Central). Para assim, diminuir o consumo e dar um corte na inflação.
Redução dos impostos de importação, para estimular a concorrência com os produtos nacionais, fomentar a redução dos preços. Controle cambial, mantendo o Real valorizado diante ao Dólar.
Para assim, estimular a importação e aumentar a concorrência interna, controlando o aumento dos preços dos produtos nacionais.
A segunda fase foi , a criação da URV em 27 de maio de 1994, transformando os salários e os benefícios previdenciários, promovendo a neutralidade distributiva.
Criação da URV (Unidade Real de Valor)
Após várias tentativas, planos econômicos fracassados e sucessivas trocas monetárias (Réis, Cruzeiro, Cruzeiro Novo, Cruzado, Cruzado Novo, novamente Cruzeiro e Cruzeiro Real),