TIPOS DE ACIONAMENTOS DE V LVULA DE CONTROLE DIRECIONAL HIDR ULICO
Introdução
Todos os elementos de comando e de sinais têm por finalidade influenciar o fluxo de informações ou energia (nesse caso apenas fluidos hidráulicos) são denominados válvulas, independentemente de sua forma construtiva. Assim, as válvulas são classificadas segundo as suas funções em cinco grupos. No entanto, nesse caso vai ser citado apenas as válvulas de controle direcionais.
Válvulas de Controle Direcionais
As válvulas de Controle Direcionais tem por função orientar a direção que o fluxo deve seguir, a fim de realizar um trabalho proposto. Em esquemas hidráulicos, usam-se símbolos gráficos para descrição de válvulas. Estes símbolos não caracterizam os diferentes tipos de construção, mas somente a função das válvulas. Esse tipo de válvula se caracteriza por:
Número de posições
Número de vias;
Posição de repouso;
Tipo de acionamento (comando);
Tipo de retorno (para posição de descanso).
Nesse caso, vou apenas explicar os tipos de acionamentos.
Acionamentos ou Comandos
As válvulas exigem um agente externo ou interno que desloque suas partes de uma posição para outra, ou seja, que altere as direções do fluxo, efetue os bloqueios e liberação de escapes. Os elementos responsáveis por tais alterações são os acionamentos, que podem ser classificados em: comando direto ou comando indireto. O Comando Direto é definido quando a força de acionamento atua diretamente sobre qualquer mecanismo que cause a inversão da válvula. O Comando Indireto é definido quando a força de acionamento atua sobre qualquer dispositivo intermediário, o qual libera o comando principal que, por sua vez, é responsável pela inversão da válvula. Estes acionamentos são também chamados de combinados ou servo.
Tipos de Acionamento
Para que as válvulas troquem entre as várias posições existentes, é necessário que elas sejam acionadas, estes acionamentos podem ser:
Acionamento Muscular;
Acionamento Mecânico;