Processos De Conforma O Mec Nica
Resumo
Após a obtenção do aço sólido, geralmente através do processo de lingotamento contínuo, que, devido aos ganhos de produtividade proporcionados, suplantou o primitivo processo de lingotamento estacionário, o aço, já solidificado deve ser submetido aos processos de conformação mecânica, que tem por objetivo transformar o lingote, com microestrutura bruta resultante da solidificação, em produtos semielaborados, com microestrutura mais refinada.
Introdução
Vários dos produtos que hoje são essenciais no nosso dia a dia foram produzidos provavelmente de maneira idêntica. Seu carro, o avião em que você viaja, o satélite que possibilita o funcionamento do seu celular e a internet do seu computador, desde o produto mais simples até o mais sofisticado, todos dependem dos processos de conformação mecânica para existir.
Por mais simples que determinados produtos possam parecer, é sempre necessário usar equipamentos indispensáveis para realizar as operações de produção dos mesmos. Começando pela fundição, seguindo pelos processos de conformação mecânica e usinagem. As peças são fabricadas e reunidas para que formem conjuntos mecânicos sem os quais a vida moderna seria impensável.
Na indústria a conformação mecânica é qualquer operação durante a qual se aplica esforço mecânico em diversos materiais, resultando em uma mudança permanente de formas e dimensões devido à deformação plástica que ocorre. Para a produção de peças, a conformação mecânica inclui um grande número de processos no qual a laminação tem papel importante e lugar cativo entre os mais importantes.
Laminação
Laminação é o processo de conformação mecânica que consiste em modificar a seção transversal de um material passando-o entre dois cilindros que giram em sentido contrário. É o processo mais utilizado na fabricação de chapas e perfis, pois apresenta alta produtividade e um controle dimensional do produto acabado que pode ser bastante preciso, além de uma grande