Tipologias de produção Dell
1. Simular compra no site de um computador (o mais caro).
Foi simulada a compra do UltrabookTM conversível XPS12, conforme a figura abaixo. 2. Identificar tipologias existentes e o porquê?
Com a simulação realizada se pode perceber que a Dell realiza a venda de seus produtos diretamente com o consumidor final com um modelo direto de vendas. Assim, não há a necessidade de entrar em contato com revendedores como as outras fabricantes fazem. Isso faz com que a Dell produza um produto diferenciado, pois segue as especificações ordenadas pelo cliente no site que é o início da cadeia produtiva.
Esse sistema de produção onde o processo se inicia pelo cliente final é classificado como um sistema de produção intermitente sob encomenda que acontece pelo método ATO – Assembly To Order; e também pelo método MTO – Make To Order.
Simplificando, no sistema ATO a montagem definitiva do produto é realizada a partir de subconjuntos previamente disponíveis que o mesmo escolheu durante a configuração do modelo, após a efetivação da compra pelo consumidor. Desta forma a empresa não necessita manter um estoque de produto. As entregas do produto final tendem a ser de curto a médio prazo com incertezas de demanda e limitada interação do cliente com o projeto. Já no sistema MTO os produtos não são de tipos diferentes por serem projetados a partir de especificações básicas, com tempos de entrega entre médio e longo prazos. Em contrapartida, no sistema MTO nota-se grande interação do cliente com o projeto.
Outra tipologia intrínseca que se nota é a ETO – Engineering To Order; que é uma expansão do MTO, com o projeto do produto sendo criado pelo próprio cliente. Neste caso as empresas que necessitam da tecnologia da Dell seriam o cliente. Dentre as vantagens destes sistemas, podemos frisar que o produto acaba saindo mais barato devido a diminuição de custos e perdas, além da possibilidade do cliente customizar o próprio produto. Outro benefício é que desta