Tipologia de usos da informação
As informações empresariais podem ser classificadas de acordo com o nível dos usuários destinados:
ESTRATÉGICAS: destinadas a abastecer decisões de altos dirigentes, a respeito dos planos e estratégias que definem destinos da empresa.
TÁTICAS: informações a serem utilizadas por gerentes de nível médio das organizações nas decisões sobre processos e resultados planejados referentes ás suas áreas de atuação.
OPERACIONAIS: informações que auxiliam nas decisões transacionais envolvidas nas atividades e tarefas cotidianas das operações da empresa.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL –
CONCEITOS E UTILIDADES
Para Ludwing von Bertalanfly, autor da Teoria de Sistemas, sistemas são conjuntos de partes interagentes interdependentes, que formam um todo que exerce uma função, construídos e estruturados para atingir um determinado objetivo.
As partes que compõem um sistema podem ser denominadas subsistemas. Este conceito é utilizado em sistemas de informações gerenciais, podendo abranger toda organização. Para uma definição mais específica, segundo Oliveira , “Sistema de Informação Gerencial (SIG) é o processo de transformação de dados em informações que serão utilizadas na estrutura decisória da empresa.”
Quando se implantam sistemas de informação para informatizar as tarefas administrativas de uma empresa ( ex: emissão NF), os mesmos geram e armazenam todos os dados referentes ás operações efetuadas, ou seja vendas realizadas. A escolha correta do sistema de informação gerencial mais adequado para uma empresa pode propiciar melhores condições de gestão e/ou auxiliar nas seguintes atividades e tarefas possibilitando:
Na área comercial e mercadológica:
Constatação e análise de perfis do mercado atual e potencial;
Estudo e identificação de necessidades dos clientes e do mercado;
Pesquisa e desenvolvimento de novos mercado;
Acompanhamento da concorrência e de seus preços e evoluções;
Na área de