Dispersões coloidais
As dispersões coloidais são misturas heterogêneas (mesmo sendo uma mistura homogênea) nas quais a partícula da fase dispersa é invisível, são compostas por dispersante e disperso, o dispersante é o equivalente ao solvente e o disperso é o equivalente ao soluto. As partículas dispersas não se sedimentam, nem podem ser filtradas por filtração comum, tais partículas são chamadas de colóides. As partículas coloidais possuem tamanho médio entre 1 a 100 nm (nanômetros, cada nanômetro equivale a 10-9centímetros.)
Existe outro tipo de mistura heterogênea que são as suspensões, elas parecem dispersões coloidais, mas suas partículas têm dimensões superiores a 100 nm. É o caso do leite de magnésia e da mistura formada entre água e areia. As partículas coloidais podem ser formadas por até milhares de átomos ou moléculas (o caso do leite, por exemplo: o dispersante é a água e o disperso, a partícula dispersa, é a caseína, uma proteína.). Entre os produtos que conhecemos muitos são dispersões coloidais como: leite, maionese, creme chantilly, rubi, neblina, fumaça, queijo, safira, pedra-pomes, espuma de sabão , geléias, gelatina pronta, cremes hidratantes, entre outros.
Tipos de dispersões coloidais
Sol: é uma dispersão coloidal na qual o dispersante é o líquido e o disperso é o sólido, por exemplo, um pouco de maizena com água.
Gel: é uma dispersão coloidal na qual o dispersante é o sólido e o disperso é o líquido, por exemplo, gelatina pronta e geléia.
Emulsão: é uma dispersão coloidal no qual o dispersante é o líquido e o disperso é o líquido, por exemplo, cremes hidratantes a base de óleo e água , você sabe pelo tópico misturas que água e óleo não interagem, são utilizadas então substâncias que facilitam tal interação, elas são chamadas emulsificantes (que funcionam como um "sabão" unindo água e óleo). Preste atenção nos produtos que você compra no supermercado e veja quais possuem emulsificantes.
Espuma sólida: é a dispersão coloidal na qual