Tipologia de Classes etc
Na visão de Darcy Ribeiro a sociedade brasileira se divide em três classes sociais. A primeira é a classe dominante, detentora dos meios de produção de riqueza. É constituída pelo patronato (os grandes proprietários como: empreiteiras, bancos e grandes empresas), e pelo patriciado (os donos dos altos cargos políticos, alto escalão da polícia e de cargos públicos). Eles são os proprietários, os donos do capital, ou seja, trabalham para si. As outras classes, média e trabalhadora, constituem os trabalhadores não proprietários, mas com uma diferença: A classe média representa os profissionais liberais (dentistas, engenheiros e advogados) e possuem o conhecimento, ou, o instrumento formal. Já a classe trabalhadora, também chamada por Darcy Ribeiro de “ classe subalterna “, é a que não possui conhecimento específico formal, portanto, representa o trabalhador braçal.
Questão 2 - Apresente as características do funcionamento do sistema capitalista de acordo com o pensamento marxista.
Marx analisou a sociedade capitalista de um modo científico, mostrando que os capitalistas, detentores dos meios de produção, exploram os trabalhadores se apropriando da Mais-Valia (trabalho que o operário faz sem receber por isso o que é a maior parte do trabalho).
Gerando assim fome, miséria desigualdade, em fim, classes sociais cada vez mais antagônicas, de um lado os explorados (a grande maioria da população) e de outro os exploradores (em menor número mas com um poder econômico gigantesco). Dessa forma clara Marx expôs o sistema de exploração capitalista.
Questão 3 - Defina trabalho alienado.
Trabalho alienado foi um termo criado pelo marxismo, que significa perda de autonomia e do poder de decisão que o trabalhador possuía antes da revolução industrial. Um exemplo disso foram os