Estudo dirigido - Espaço e Economia
Profesor: Renato
Alunos: Paula Miranda e Guilherme Collares
Estudo dirigido
Belo Horizonte
21 de Junho de 2015
Questão 1
A noção de dialética de Hegel é uma análise da vida social que resultam na negação e superação do homem. Como a noção é retomada e reformulada por Karl Marx?
A concepção de Marx quanto à noção de dialética, foi concebida após Ludwig Feuerbach, hegeliano de esquerda afirmar que a alienação possui origens fundamentalmente religiosas, pois, fazem com que os homens se submetam a forças divinas, embora criadas por eles próprios. Marx e Engels rebateram essa crítica religiosa, questionando o materialismo Freuerbachiano que considerou o mundo como objeto de contemplação e não como resultado da ação humana. Após esse questionamento Marx reformulou os fundamentos da alienação e da ótica dialética, negando a idealismo hegeliano e neo-hegeliano.
Em seus estudos Marx conclui que todos os nossos inventos parecem possuir vida intelectual que reduzem a vida humana ao nível de uma força material bruta. Como é o caso das máquinas que facilitam o trabalho humano, mas também provocam fome e esgotamento do trabalhador. Isso é a própria dialética.
Para Marx, a vida social deve ser analisada através da perspectiva dialética, buscando estabelecer mudanças que definem o resultado, com o objetivo de trazer à tona a realidade do conjunto. Enquanto para Hegel o desenvolvimento da vida social se da por um processo de contradição, para Marx e Engels o desenvolvimento se da na análise dos fatos sob um perspectiva dialética que enxerga todo processo e seus pontos negativos e positivos e assim estabelecendo regras que atuarão no processo para se alcançar o melhor resultado. A perspectiva dialética de Marx é portando o ponto de partida do desenvolvimento social.
Questão 2
A ação dos indivíduos sobre a natureza é expressa no conceito de forças produtivas. A estrutura de uma