latosensu
Estudo Dirigido de Economia do Setor Público
Professora: Ana Elizabeth Reymão
Atividade 1
Questões:
1. “O livre mercado não obterá o melhor resultado possível para a sociedade. Nessa situação,o governo não pode escolher intervir ou não, mas deve intervir”, conclui J. H. D. Omar no artigo “O papel do governo na economia” (anexo), sobre a teoria neoclássica e a teoria keynesiana. Nesse sentido, responda o item (a) ou (b):
a) Discuta o argumento neoclássico das falhas de mercado e sua relação com a intervenção do Estado na economia.
b) Explique qual papel o Estado deve assumir na economia, segundo a teoria keynesiana.
(OBS: escolha apenas 1 item para responder )
2. As ideias monetaristas (Milton Friedman), da escola das expectativas racionais e da escolha pública constituem críticas teóricas à intervenção estatal na economia. Ao discutirem problemas que resultam dessa atuação, inspiraram o pensamento neoliberal em defesa das forças de livre mercado. Com base no artigo “O papel do governo na economia”, de J. H. D. Omar (anexo), responda UM dos itens a seguir:
a) Quais críticas foram formuladas por essas escolas?
b) Considerando o tamanho do governo na economia, explique como o autor avalia o resultado empírico dessas críticas.
(OBS: escolha apenas 1 item para responder )
3. A citação a seguir foi extraída do artigo “Aspectos teóricos de política industrial à luz de princípios de política econômica”, de Miguel Gonçalves e Denise de Castro Pereira, ao se referirem à clássica classificação das funções econômicas do Estado de Musgrave e Musgrave (1980). Leia o trecho abaixo e, posteriormente, explique tal classificação e em que consistem essas funções:
“Os autores, naquela que vem sendo considerada a visão tradicional das políticas de despesas públicas, avançam um tríptico de funções que justificam a existência de um setor público e em simultâneo a intervenção do estado no real: função afetação, função redistribuição e função de