Resumo de Orientação Escola e Família
CURSO: ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
INSTITUCIONAL E CLÍNICA
ROBERTA KELLY DA SILVA MAIA
RESUMO SOBRE ORIENTAÇÃO ESCOLA E FAMÍLIA
ALTO DO RODRIGUES – RN
2014
ROBERTA KELLY DA SILVA MAIA
RESUMO SOBRE ORIENTAÇÃO ESCOLA E FAMÍLIA
Relatório de estágio Clínico apresentado como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina de Orientação escola e família da Pós Graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional – FAIBRA.
Prof. Orientador Gledson Freire
ALTO DO RODRIGUES – RN
2014
Faculdade Integrada do Brasil – FAIBRA
Alto do Rodrigues, 17 de dezembro de 2014.
Aluna: Roberta Kelly da Silva Maia
Professor: Gledson Freire
RESUMO DA APOSTILA
Orientação Escola e Família
TRAJETO HISTÓRICO DA PSICOPEDAGOGIA
Depois de toda leitura feita da apostila para fazer este trabalho procurei fazer um resumo em cima do que foi compreendido na minha concepção, vi que a principal preocupação daPsicopedagogia eram os sintomas apresentados quanto às dificuldades de aprendizagem. Tais dificuldades eram concebidas como um produto a ser tratado, desconsiderando sua preocupação com o processo de ensino de aprendizagem. Seu objetivo de estudo, segundo MARQUES 2003, era remediar esses sintomas. O movimento da Psicopedagogia no Brasil remete ao seu histórico na Argentina. Devido à proximidade geográfica e ao acesso fácil à literatura (inclusive pela facilidade da língua), as idéias dos argentinos muito têm influenciado a nossa prática.
A Psicopedagogia chegou ao Brasil na década de 70, em uma época cujas dificuldades de aprendizagem eram associadas a uma disfunção neurológica denominada de disfunção cerebral mínima (DCM) que virou moda neste período, servindo para camuflar problemas sociopedagógicos (BOSSA, 2000, p. 48). A Psicopedagogia