Fun es de linguagem
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA
CURSO LETRAS HABILITAÇÃO ESPANHOL
POLO: SANTANA DO LIVRAMENTO
DISCIPLINA: LINGUISTICA GERAL III
ALUNA: CARLA ANDREIA SOUSA RODRIGUES
ATIVIDADE:
Depois de ler o material da primeira semana, vamos colocar o conhecimento em prática. Leiam com atenção o texto “Comunicação”, de Luís Fernando Veríssimo e procurem identificar no mínimo quatro trechos em que podemos observar a presença das funções da linguagem, conforme a teoria de Jakobson. Essa atividade é individual e vocês devem copiar o trecho selecionado, identificar a função e explicá-la com suas próprias palavras:
1) Função Emotiva ou expressiva: "Pomba! Um... um... Que cabeça a minha...’’
"Não precisa sentir. Sou técnico em contabilidade, estou muito bem de vida. Não sou um débil mental. Não sei desenhar, só isso.
Esta função expressa a emoção daquele que fala em relação ao que diz. Também neste trecho o autor expressa o sentimento do personagem que está voltado para si. Sentimento de impotência diante de um fato tão simples que tornou-se um verdadeiro pesadelo.
2) Função conativa ou apelativa:
“Tem uma ponta assim, entende? Depois vem assim, assim, faz uma volta, aí vem reto de novo, e na outra ponta tem uma espécie de encaixe, entende? Na ponta tem outra volta, só que está e mais fechada. E tem um, um... ‘’ Centrada no destinatário, naquele que recebe a mensagem, seu papel é convencer o destinatário de alguma coisa.
3) Função referencial ou denotativa:
“Uma coisa pontuda que prende. Você enfia a ponta pontuda por aqui, encaixa a ponta no sulco e prende as duas partes de uma coisa."
Centrada no contexto, no referente, visa permitir a transmissão de informações sobre algo, no caso do trecho em questão, um objeto.
4) Função fática:
‘’ Uma espécie de, como é que se diz? De sulco. Um sulco onde encaixa a outra ponta, a pontuda, de sorte que o, a, o negócio, entende, fica fechado. É isso. Uma coisa pontuda que fecha. Entende?"
Centrada no