engenharia
Importante dentro da comunicação da linguagem e da redação oficial, redação empresarial.
Requerer: pedir, solicitar.
Muitas vezes está ligado a um pedido feito a autoridades ou a administração publicas vinculado a direitos livredos e certos.
Ex.: pode requerer que seja expedida uma certidão requerer que se possa ser executada alguma obra ou alguma ação que a lei já prever como certa, como garantia como direito.
No requerimento teremos duas partes que se relacionam, que e o requerente, que faz o pedido e o requerido ou requerida que seria a outra parte a quem se faz um pedido ou destinatário do requerimento. o requerimento nada mais é que um documento formalizado, uma linguagem padrão e culta, bem objetivo seguindo as normas da ABNT e sendo os verbos conjugados na 3º pessoa do singular ou do plural.
Quando necessário e importante que o requerimento seja numerado cronologicamente para que haja um arquivo e um controle.
Quando a escrita da redação:
Terá o titulo: requerimento
Começa colocando a quem se destina alinhando a esquerda ao órgão.
O requerente ( quem faz o pedido) deverá colocar todos os seus dados de identificação e localização: nome completo, nacionalidade, estado civil, profissão, endereço residência ou correspondência , CPF, RG, telefones, celulares.
Depois que se identificar vem o verbo “requer” ou ainda “vem requerer perante a instituição” e especifica de uma maneira bem sucinta, objetiva qual é o pedido.
Finalização: geralmente é: nesses termos pede deferimento, ou seja, que seja atendido, pede que seja deferido o mais rápido possível.
O ideal e que seja feito duas vias, pra que você tenha uma copia protocolada para provar que você fez o pedido.
O requerente assina e identifica a sua assinatura ou digitado ou carimbado. Lembrando que linha para assinatura somente pessoas sem - analfabetas. Quando se trata de pessoas de nível de escolaridade pleno, que tenha pelo menos primeiro grau completo, não se coloca