Tipo sanguínio
O sistema ABA é Rh são importantes do ponto de vista das transfusões sanguíneas, o que os tornam muito utilizados nas seleções de doadores. Por isso percebeu-se o interesse pelo autoconhecimento dos grupos sanguíneos ABO e Rh entre os estudantes do segundo ano do curso de ciências. Sabe-se que antígenos sanguíneos A e B são herdados como dominantes mendelianos e os indivíduos, de maneira geral, são divididos em quatro grupos sanguíneos principais, sendo eles A, B, AB, O. Os indivíduos agrupados no grupo sanguíneo tipo A possuem antígeno A, já indivíduos do tipo B possuem o antígeno B, enquanto que aqueles do tipo AB possuem ambos, e o indivíduo do tipo O não possui antígeno de grupo sanguíneo1-4. Os antígenos de grupos sanguíneos são ocasionados pela variabilidade genética; esta, por sua vez, ocorre devido à presença de proteínas, glicoproteínas ou glicolípideos que se concentram na membrana plasmática das células sanguíneas. Entretanto, a definição de grupos sanguíneos é dada pelo anticorpo existente, pois nem todo eritrócitos constitui caracteristicamente um grupo sanguíneo2,3. Existem descritos na literatura em torno de 250 tipos diferentes de antígenos eritrocitários. Esses antígenos estão agrupados em 29 sistemas, sendo os mais importantes: ABO, MNS, I, P, Lewis, Kell, Duffy, Kidd, e Xg.
2- Objetivo
Determinar os diferentes tipos sanguíneos dos sistemas ABO e Rh por meio de testes práticos.
3- Materiais e reagentes
Algodão, álcool 70%, lanceta picante, amostras de sangue, lâmina de vidro, palitos de dentes soro ati A, anti B e Anti D.
4- Métodos e resultados
Triagem da estudante do sexo feminino
Fez se a assepsia do dedo indicador direito,utilizando algodão umedecido com álcool 70%, separou se uma lâmina de vidro, furou o dedo indicador direito utilizando uma lanceta picante esterilizada, recolheu-se aproximadamente 9 gotas de sangue, dividida em 3 partes da lamina de vidro, formando assim 3 círculos de sangue adidicionou-se o ati