Neuroanatomia
O Sistema Nervoso Autonomo (SNA) é uma das saídas do Sistema Nervoso Central (SNC)
O Sistema nervoso autônomo vai inervar outra parte do nosso corpo como musculatura lisa, glândulas, musculaturas cardíaca que são funções relacionadas principalmente com manutenção ao meio interno.
Podemos chamar também o Sistema Nervoso Autônomo de Sistema Neurovegetativo ou de Sistema Motor Visceral.
Comparando o SNA com o Sistema Motor Somático (SMS) o neurônio deixa a medula ou tronco cerebral vai inervar o músculo extreado esquelético entre o SNC e o alvo, tendo ai somente um neurônio.
No caso do SNA tenho dois neurônios, um que deixa o SNC e vai ate um gânglio fazendo sinapse com o neurônio ganglionar que esta fora do SNC e o outro neurônio deixa o gânglio pós-ganglionar e vai inervar no músculo liso, ou glândula,ou músculo cardíaco.
Tenho dois neurônios entre o SNC e o alvo, enquanto que no caso do SM tenho so um neurônio e os alvos são diferentes. Enquanto o SNS inerva a musculatura esquelética o SNA inerva órgãos diversos.
O sistema nervoso autônomo pode ser dividida em três partes: Parassimpática ,Simpática e Entérica.
A Entérica é aquela que inerva o trato gastrointestinal , controlando os movimentos das secreções ,é formado por dois plexos chamados de submucoso e o outro miontérico.
DIFERENÇAS FUNCIONAIS:
A função do Simpatico é preparar o organismo para o gasto energético, prepara e inerva boas partes das vísceras para gastar energia em situações que o organismo vai provavelmente ter um gasto maior de energia. Situaçoe como exercícios físicos,estresse,correr ,lutar, o susto ,como o exemplo da cobra o coração bate mais rápido,respiração fica ofegante, suor,as pupilas dilatam,bronquilos vão dilatar,fluxo sanguinio aumenta. Enfim sua função é repor essa energia que é gasta nessas situações.
Este fenômeno era chamado de figa ou luta pelos fisiologistas que estudaram o SNA na primeira década do século passado.
A função do