tipo de solidariedade social
A DECLARAÇÃO AMERICANA da INDEPENDÊNCIA surgiu a quatro de julho de 1776, onde constavam os direitos naturais do ser humano que o poder político deve respeitar esta declaração, teve como base a DECLARAÇÃO DE VIRGÍNIA proclamada a 12 de junho de 1776, onde estava expressa a noção dos direitos individuais.
A DECLARAÇÃO dos DIREITOS do HOMEM e do CIDADÃO, proclamada na França em 1789, e as reinvindicações ao longo do século XIV e XV em prol da liberdade, alargou o campo dos direitos humanos e definiu os direitos econômicos e sociais.
A REVOLUÇÃO FRANCESA e a REVOLUÇÃO Americana foram revoluções políticas com objetivos semelhantes, revoluções liberais tendo por objetivo a constituição de uma sociedade de cidadãos livres e iguais. Em ambas as revoluções há forte inspiração do ideal iluminista e humanista, cujos valores tornaram-se universais.
A DECLARAÇÃO dos DIREITOS do HOMEM e do CIDADÃO e a DECLARAÇÃO dos DIREITOS HUMANOS de 1948 criadas por ocasião da ASSEMBLÉIA GERAL na ONU no pós-segunda guerra com chegada da DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS, restam o direito econômico, sociais e culturais, o reconhecimento da fraternidade como valor da solidariedade entre os indivíduos, aspectos estes ainda na existente no documento que resultou da REVOLUÇÃO FRANCESA.
A introdução da Declaração da Independência publicada pelo Congresso em nome das colônias contém uma referência aos direitos naturais e inalienáveis da humanidade, como fundamento de todo governo e que o direito do povo a mudar essa forma de governo provém desses direitos.
Os direitos humanos são: os direitos e liberdade básicos a todos os serem humanos;
Direitos civis e políticos;
Exp.: direitos à vida, prosperidade, liberdade de pensamento, expressão, de crença, igualdade formal, ou seja, de todos perante a lei, direitos a nacionalidade, participar do governo do seu Estado, podendo votar e ser votado