Tipagem sanguinea
Há vários grupos sanguíneos herdados independentemente entre si. São conhecidos diversos sistemas de grupo sanguíneos. Entre eles podemos citar os sistemas ABO Rh, MNS, Lewis, etc. O sistema ABO é o de maior importância na prática transfusional por ser o mais antigênico, ou seja, por ter maior capacidade de provocar a produção de anticorpos, seguido pelo sistema Rh.
Fazem parte deste sistema três genes A, B e O podendo qualquer um dos três ocupar o loco ABO em cada elemento do par de cromossomos responsáveis por este sistema.
O indivíduo do grupo AB é possuidor de um gene A e de um gene B, tendo sido um herdado da mãe e o outro do pai. Ele possui nos seus glóbulos vermelhos os antígenos A e B, seu genótipo é AB.
No caso do grupo O, foi herdado do pai e da mãe o mesmo gene O. O gene O é amorfo, isto é, não produz antígeno perceptível. As células de grupo O são reconhecidas pela ausência de antígeno A ou B. Quando o gene O é herdado ao lado de A, apenas o gene A se manifesta; e se é herdado ao lado do gene B apenas o gene B se manifesta.
OBJETIVO GERAL Identificação dos diferentes tipos sanguíneos de acordo com o sistema ABO.
METODOLOGIA 1. Coloca-se numa lâmina de microscopia, lado a lado, uma gota de soro anti-A em uma das extremidades da lâmina, uma gota de anti-B na região central e, uma gota de anti-D ou Rh, na outra extremidade. 2. Limpa-se a ponta de um dos dedos com algodão, faça um furo com uma lanceta picadora estéril e pingue uma gota de sangue sobre cada gota de soro: anti-A, anti-B e anti-D ou Rh. 3. Com palitos de dentes, isoladamente, misture o sangue e espere alguns minutos para visualizar os resultados.
RESULTADOS
Os resultados que podemos obter são:
* Se houver aglutinação somente no soro anti-A, teremos o sangue do grupo A; * Se houver aglutinação somente no o soro anti-B, teremos o sangue do grupo B; * Se não houver aglutinação nem no soro anti-A nem no anti-B, teremos o sangue do