tiossulfato de sódio
Objetivo: Preparar uma solução de Tiossulfato de sódio- Na₂S₂O₃ (1 mol= 248,18 g) e titulação com Dicromato de Potássio K₂Cr₂O₇ (1 mol = 294,20 g)
Reagentes e Materiais:
Materiais:
1 Bureta graduada de 50 mL
2 Erlenmeyers graduados de 250 mL
1 Suporte universal
1 Garra metálica
1 Béquer graduado de 250 mL
1 Funil analítico
1 Proveta graduada de 100 mL
1 Pera de borracha
1 Balão volumétrico de 250 mL
Balança analítica
1 Bagueta de vidro
Reagentes:
Tiossulfato de sódio- Na₂S₂O₃
Dicromato de Potássio - K₂Cr₂O₇
Carbonato de sódio -Na₂CO₃
Água deslilada - H₂O
Solução de amido 1% - C6H10O5
Parte Experimental:
Preparação da solução de Na₂S₂O₃ 0,1 mol.L¯
Dissolver o volume necessário de Na₂S₂O₃ concentrado e juntar 0,0561g de solução de Na₂CO₃ em 250 mL de água destilada recentemente fervida . Despejar lentamente o volume de Na₂CO₃ calculado sobre 250 mL de água destilada recentemente fervida em um balão volumétrico de 250mL de capacidade. Completar o volume até a marca com água destilada. Homogeneizar a solução. Transferir a solução quantitativamente para o frasco limpo, seco e rotulado.
Titulação com Dicromato de Potássio K₂Cr₂O₇
Foram pesados em um erlenmeyer 0,1147g de K₂Cr₂O₇ em uma balança analítica. Após adicionado o sal, foram adicionados cerca de 25mL de água destilada, 0,995g de Kl e 4mL de HCl concentrado. A solução tornou-se castanho escuro devido a formação de I₂. Em seguida foi montado um sistema de titulação com suporte universal, garra metálica e bureta graduada de 50 mL.
Seguidamente foi preenchida a bureta graduada de 50mL com a solução de Na₂S₂O₃ e ajustado o menisco ao zero,em seguida foi colocado um papel branco sobre o erlenmeyer para melhorar a visualização do ponto de viragem de cor. Em seguida foi realizada a titulação até que a solução do erlen adquiriu uma coloração levemente amarelo- esverdeada. Após, foram adicionados 3mL de solução de amido 1%,