entrevista com domenico
Domenico de Masi
LOCUTOR:
Horários flexíveis, pausas para o lazer no meio do trabalho, longos períodos de ócio. Para o sociólogo italiano Domenico de Masi, medidas como essas aumentam a criatividade e tornam as empresas mais eficientes. Professor da Universidade de La Sapienza, em Roma, ele tem diversos livros relacionados ao trabalho e a criatividade (O Futuro do Trabalho, A Emoção e a Regra, O Ócio Criativo). De volta ao Brasil, desenvolve um projeto de economia criativa na Avenida Paulista em São Paulo. No Roda Viva de hoje, Domenico de Mais falará da vida e do trabalho nas grandes cidades, nas relações entre patrões e empregados e das maravilhas do ócio criativo.
REPÓRTER (Mario Sergio Conti):
Boa noite, bem-vindo a mais um Roda Viva. Hoje temos como entrevistadores convidados, Claudia Colucci, que é repórter e colunista da Folha de São Paulo, o Ricardo Antunes, professor de Sociologia do Trabalho da UNICAMP, Ivan Marsiglia, editor do caderno Aliás no jornal Estado de São Paulo, Paulo Saldiva professor da Faculdade de Medicina da USP, especialista em poluição atmosférica, Antônio Carlos Franchini, presidente da Associação Paulista Viva e o cartunista Paulo Caruso, além dos convidados especiais.
O programa de hoje foi gravado por causa da legenda e, portanto não teremos como receber perguntas das redes sociais.
Boa noite Domenico de Mais e obrigado por ter vindo.
Eu queria saber, hoje saíram novos dados sobre o desemprego na Europa e bateu recordes novamente na Espanha, em Portugal, na Irlanda, nunca houve uma situação tão grave de desemprego no velho continente desde o final da Segunda Guerra Mundial.
[1ª Pergunta] Mario Sergio Conti:
O que se precisa lá me parece é trabalho e não ócio criativo ou não? Eu queria saber como é que o senhor reage a essas crises de desemprego na Europa? Se elas abalam suas ideias ou quais seriam as suas ideias frente ao desemprego na Europa?
[RESPOSTA] Domenico de Masi:
Por ócio criativo não entendo