rafaela
Antoine Laurent Lavoisier nasceu em Paris no dia 26 de Agosto de 1743.Com o falecimento de sua mãe herdou uma grande fortuna com apenas cinco anos de idade, foi educado no Collêge Mazarin de 1754 a 1761 estudando Química, Botânica, Astronomia e Matemática. Em dezembro de 1771 Lavoisier casou –se com Marie Anne Pierrette Paulze, sua mulher tornou –se um de seus grandes colaboradores não só devido ao seu conhecimentos de línguas como o inglês e o latim, mas também pela sua capacidade ilustradora. Anne foi responsável pela tradução, para francês, de obras cientificas escritas em inglês e em latim, fazendo ilustrações de algumas das experiências feitas por Lavoisier.
Lavoisier foi guilhotinado em 8 de Maio de 1794, após julgamento sumário no dia anterior.
Contribuições para a Química: Considerado por muitos o pai da química moderna Lavoisier teve muitas contribuições para a gente saber tudo que saber hoje sobre química. Tais quais o estudo do oxigênio, e o principio da conservação das massas.
Estudo do Oxigênio:
Lavoisier não descobriu exatamente o oxigênio. Este gás foi descoberto independentemente por dois químicos: Carl Wilhelm Scheele em 1772 e Joseph Priestley em 1774.Em outubro de 1774, Priestley visitou Paris e conversou com Lavoisier sobre as suas experiências, este fato permitiu a Lavoisier refazer as experiências de Priestley e reformulá –las. Desta forma, Lavoisier compreendeu melhor as características do novo gás e ainda confirmou que a combustão e a calcinação correspondem à combinação do oxigênio com outros materiais (materiais orgânicos na combustão e metais na calcinação).
Lavoisier deu ao novo gás o nome de oxigênio ("produtor de ácidos" em grego), porque considerava (erroneamente) que todas as substâncias originadas de uma calcinação originavam ácido, em que o oxigênio se encontrava obrigatoriamente presente. Em 1789, ele formulou o princípio da conservação das massas (Lei de Lavoisier).
Lei da Conservação das massas (Lei