tintas intumescentes
INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA
QUÍMICA NA ENGENHARIA CIVIL: TINTAS INTUMESCENTES
CURSO: Engenharia Civil Professor TIDIR: Maria Ivonete Nogueira da Silva
Eduardo da Cunha Silva, Fernando Francis T. S. Vale, Fernando G. Sales,
Roberta Pérola Rodrigues da Silva.
RESUMO
Visando a segurança de bens e pessoas contra situações de incêndios na construção civil, a proteção passiva contra incêndios é um dos meios preventivos de mitigar os efeitos e promover segurança para as estruturas, principalmente nas estruturas metálicas.
Atendendo as exigências regulamentares estruturais de segurança contra incêndio, utilizam-se materiais de proteção passiva como as tinta intumescentes que tem propriedades e características termo físicas que isolam o calor da estrutura aumentando a resistência térmica.
Com este trabalho pretende-se mostrar o comportamento da tinta intumescente, determinando as suas principais características.
Palavras-Chave: Incêndio, Intumescente, Proteção passiva.
1. INTRODUÇÃO
Sem dúvidas o fogo é um dos elementos fundamentais para evolução do mundo, mas quando se perde o controle sobre ele é uma ameaça ao homem, provocando incêndios que podem levar a tragédias, danos materiais, prejuízos culturais e financeiros e o principal a perda da vida humana.
Segundo Ferreira (2006, p.37), “após o grande incêndio de Londres em 1666, o Rei Charles II aprovou através de decreto, regras de separação de edifícios em termos de espessura mínima das paredes”, ainda de acordo com o autor no final do século XIX iniciaram-se estudos científicos e de investigações sobre materiais
1
resistentes ao fogo, mas somente em 1911 que começaram a estabelecer as primeiras normas para testes de resistência ao fogo com o lançamento da norma
ASTM E – 119 – “Standard Test Methods for FireTestsofBuildingConstructionsand
Material”. A regulamentação oficial contra incêndio foi estabelecida em 1952 no
Reino