Tintas Intumescentes
UTILIZAÇÃO DE TINTAS INTUMESCENTES PARA PROTEÇÃO DE ESTRUTURAS EM GERAL
2. ÁREA E SUBÁREA DO CONHECIMENTO ÁREA: QUÍMICA/ENGENHARIA QUÍMICA
Subárea: TINTAS/TRATAMENTO DE SUPERFÍCIE
3. curso E AUTOR Curso de especialização em: ENGENHARIA DE SUPERFÍCIE E TINTAS
ESTUDANTE:
ORIENTADOR PRETENDIDO:
4. JUSTIFICATIVA
Hoje em dia a construção civil tem crescido consideravelmente em todo mundo, e com ela aparecem as tecnologias cada dia mais inovadoras em todo mercado principalmente na área de proteção das estruturas metálicas entre outras; com crescimento significativo desde mercado aumentam as exigências contra riscos de futuros acidentes.
Existem muitos riscos de incêndios em indústrias, edificações, casas, entre outros, e o propósito maior da segurança contra incêndio em edificações é de minimizar o risco de vida e da propriedade, sendo prioridade a segurança das pessoas. A melhor maneira de prevenir isso é implementando um sistema eficaz de proteção ativa (detecção do incêndio e combate do incêndio) e proteção passiva (resistência ao fogo das estruturas).
Para a proteção das estruturas contra fogo tem sido usado várias tecnologias, dentre elas as tintas intumescentes, que é aplicada na estrutura e através de expansão volumétrica e outros agentes protegem essas estruturas.
É uma tinta que está em desenvolvimento no país devido a várias exigências como Corpo de Bombeiros, e normas técnicas como ABNT – NBR 14432 que diz a respeito de Exigências de resistência ao fogo de elementos construtivos de edificações.
5. OBJETIVOS
Levantar as diferentes proposições teóricas sobre a eficiência da tinta
6. Revisão Bibliográfica (Referencial Teórico)
Sistemas de