Proteção Passiva nas estruturas de Aço
TECNOLOGIA EM ESTRUTURAS METÁLICAS
PROTEÇÃO PASSIVA CONTRA INCENDIO
EM ESTRUTURAS DE AÇO
Emerson Pego Apolináio – 15214 Alex Elias Mendonça – 15393 Adilson Santos Silva – 15412 Juliano Gerolla – 15485 Wagner Hirono – 15873
SÃO PAULO
2004
FESP – FACULDADE DE ENGENHARIA DE SÃO PAULO
TECNOLOGIA EM ESTRUTURAS METÁLICAS
PROTEÇÃO PASSIVA CONTRA INCENDIO
EM ESTRUTURAS DE AÇO
Trabalho de pesquisa apresentado ao programa de conclusão de curso da Fesp-Faculdade de Engenharia de São Paulo, como exigência regimental a obtenção do titulo de Tecnólogo em Construção Civil Modalidade Estruturas Metálicas.
Orientador: Professor José Nagib Miziara Filho
SÃO PAULO
2004
Agradecemos à todos que contribuíram para a realização deste trabalho de pesquisa, em especial ao professor Waldecyr Pereira da Silva e professor orientador José Nagib Miziara Filho.
RESUMO
Quando há um aumento de temperatura em um ambiente devido a um incêndio, a estrutura a ele exposto, corre o risco de perder suas propriedades mecânicas, podendo assim ocorrer um colapso estrutural. O uso da proteção passiva não significa garantia de integridade da estrutura, mas sim garantia de tempo de evacuação da edificação e possível abrandamento do fogo pelo Corpo de Bombeiros.
Um projeto de proteção passiva deve ser elaborado de acordo com o uso da edificação, bem como suas dimensões, o tipo de material usado na construção e dentro das Normas regulamentar.
Pretende com este trabalho, essencialmente transmitir aos profissionais que trabalham na área de engenharia, conhecimentos sobre o uso da proteção passiva contra incêndio nas estruturas de aço.
ABSTRACT
When there is a