Tinea Capitis
As dermatofitoses representam as infecções causadas por fungos mais comum. Esses fungos vivem à custa da cobertura mais superficial da pele (queratina), pêlos e unhas. Tinea capitis ou tinha do couro cabeludo ou pelada O agente etiológico (causador) A tinea capitis pode ser causada por diferentes tipos de fungos. Ocorre principalmente em crianças, podendo ser epidêmica (afetar um grande número de crianças num curto intervalo de tempo), já que é altamente contagiosa, mas também, pode acometer os adultos. Como se pega? Pode ser passada de uma pessoa para outra, por meio de objetos compartilhados (por exemplo, boné). Determinados animais (cão, gato, porco, gado, etc.) também podem transmitir a tinea, e o solo pode conter os fungos sendo fonte de contaminação. Quadro clínico Caracteriza-se pela invasão do cabelo pelo fungo.
A tinha do couro cabeludo caracteriza-se pelo comprometimento dos cabelos partindo da porção próxima à raiz do cabelo, geralmente afetando as regiões da nuca e logo acima da orelha. Com freqüência essa área apresenta-se avermelhada, descamativa. Pode ocorrer diminuição dos pêlos (alopécia) em uma única área ou em todo o couro cabeludo e regiões caracterizadas por pequenos cotos de cabelo (tonsura). Pode também apresentar coceira no local.
Há outro tipo de tinea capitis (ou tinha do couro cabeludo) muito menos freqüente, a tinea favosa, provocada pelo T. schoenleinii que causa diminuição excessiva dos pêlos de maneira definitiva, ou seja, o cabelo não volta a crescer. As áreas acometidas têm pontos negros característicos da quebra dos pêlos junto à raiz. Os pêlos