Pediculose e Micose
&
EQUIPAMENTOS ODONTOLÓGICOS
PEDICULOSE/PIOLHO
História no Mundo Os piolhos são antigos companheiros nossos. E as infestações vêm atingindo o homem há milhares de anos em todas as partes do mundo. Foram encontrados em múmias egípcias de 3.000 anos a.C., em pentes da época de Cristo encontrados nos desertos de Israel e em múmias do Peru pré-colombiano.
Depois das populações de piolhos diminuírem relativamente nos anos ’40, notou-se um aumento em todo o mundo a partir de meados dos anos ’60.
O piolho humano pode ser encontrado em qualquer região climática do mundo e infestar as pessoas de todas as raças, cor ou nível social. Nos países pobres as crianças são muito infestadas. Mas também em países como os Estados Unidos e Israel, por exemplo, as infestações são também altas, atingindo entre 15 a 20% das crianças anualmente.
Definição Patológica: é uma infestação causada por um parasita que pode ser encontrado:
• O piolho capilar (Pediculus capitis) encontra-se no cabelo, com maior frequência na parte de trás do pescoço e atrás das orelhas. São comuns em crianças com idade escolar. É possível encontrar nos adultos especialmente os que vivem com crianças.
• O piolho púbico (Phthirus pubis), ou 'chato', encontra-se geralmente na região púbica nos pelos mais grossos e raramente no couro cabeludo.
• O piolho que vive no corpo (Pediculus humanus) é mais comum nos países frios e vive agarrado à roupa. Geralmente é sinal de uma higiene deficiente.
Normalmente, os parasitas sugam o sangue da pele, nessas regiões, e as fêmeas depositam seus ovos nos fios de cabelo. Quando há um grande número de piolhos a 'viver' e a multiplicar-se numa pessoa, é denominado por contágio ou Pediculose.
Nos animais, a pediculose também é comum, sendo causada por uma grande variedade de espécies específicas.
Período de incubação: O período de incubação dura de 6 a 10 dias.
Sinais: o sintoma mais comum é o prurido ou a intensa comichão