pediculose
Apesar dos avanços tecnológicos do mundo, é visto que ainda a pediculose é um problema de saúde pública.Sendo que a pediculose é causada por ectoparasita hematófago (Pediculus humanus capitis) o qual desenvolve todo seu ciclo de vida no ser humano.Freqüentemente surgem lesões pruriginosas no couro cabeludo, local mais afetado, levando a riscos potenciais de complicações, quais sejam: infecções bacterianas(por exemplo, impetigo), micoses e, até mesmo, miíases.
Este problema esta associado, a duvidas e falta de conhecimentos das pessoas, ainda se pergunta a quem cabe a responsabilidade da prevenção da pediculosa, cabe aos familiares, aos educadores ou dos profissionais da saúde?
Mais o que este artigo nos mostra é que deveria haver um trabalho em conjunto entre pais,educadores e profissionais da saúde, na promoção e prevenção da pediculose.Sendo que a falta de conhecimento leva as pessoas a realizar praticas errôneas no cuidado com a pediculose.
O artigo demonstra que ainda existe os tabus,estes podem levar a mortalidade infantil.Na aplicação do formulário é visível a falta de conhecimento dos funcionários da CEI,todos relatam em ter praticas e vivencias com a infestação, mais é importante ressaltar que todos estão embasados em praticas antigas que são apenas mitos.Mais que mostra que pela falta de conhecimento pode levar ao aumento da disseminação pela falta de conhecimentos preventivos.
Outras pesquisas nacionais convergem opiniões a respeito da maior proporção de infestação em crianças em relação aos adultos, principalmente oriundas de instituições escolares e durante o período letivo, reforçando a hipótese de que são os principais locais de transmissão pela aglomeração e características peculiares da população infantil.8-10 . Muitos mitos e tabus enraizados na sociedade dificultam o seu combate. Com relação ao comportamento desse ectoparasita, a maioria da população deste estudo referiu que muitos piolhos são