Relatório 2 Química Experimental UnB
Preparo de solução com soluto sólido e solvente líquido:
1 – Apresente os cálculos utilizados para a preparação de 100 mL da solução 0,2 mol/L de :
Primeiro, calculamos a massa a ser utilizada:
Assim, concluímos que a quantidade de massa utilizada deveria ser 4,99 gramas do soluto. Em seguida, o foi diluído em água destilada até que fosse obtido 100 mL de volume total da solução. Deste modo, obtemos o resultado da concentração igual a 0,2 mol/L.
2 – Descreva, incluindo as vidrarias utilizadas no processo, como você procederia para preparar 250 mL de uma solução 0,02 mol/L de NaCl (considere 100% de pureza):
Inicialmente deve-se calcular a quantidade de massa de NaCl necessária para a preparação da solução:
A partir dos cálculos, pesaríamos a massa a ser utilizada de NaCl em um béquer de 100 mL, e em seguida, o depositaríamos, com a ajuda de uma espátula, em um balão volumétrico de 250 mL. Com a ajuda de uma pisseta, adicionaríamos água destilada até antes do menisco, e com uma pipeta de Pasteur, completaríamos de solvente até que o menisco fosse atingido.
Preparo de solução com soluto líquido e solvente líquido:
3 – Descreva como é preparado 100 mL da solução de HCl 1,0 mol/L. Inclua os cálculos para se chegar à concentração desejada:
Calculamos a massa do soluto a ser utilizada:
Logo, por regra de três, determinamos a quantidade pura do soluto:
Pela densidade, temos que:
Deste modo, utilizando uma pipeta graduada de 25 mL, retiramos 16,74 mL de HCl e adicionamos ao balão volumétrico de 100 mL, com um pouco de água destilada contida. Em seguida, preenchemos (não completamente) o balão com uma pisseta, e com o auxílio de uma pipeta de Pasteur, adicionamos o resto de água destilada até atingir-se o menisco.