Micoses couro cabeludo
Sinonímia: tinha dos cabelos ou tinea capitis.
Tinha do couro cabeludo ou tinea capitis é infecção da pele e pêlos do couro cabeludo causada por dermatófitos dos gêneros Microsporum e Trychophyton. É micose superficial de distribuição universal, com predileção por regiões tropicais e subtropicais, constituindo um problema de saúde pública em alguns países.
A prevalência dos dermatófitos é variável nas diversas regiões do mundo e dentro de um mesmo país, devido a fatores como clima, condições sócio-econômicas e higiênicas da população, urbanização, sistema imunológico do hospedeiro, características fúngicas e ações terapêuticas. A tinea capitis causada pelo Microsporum canis é mais frequente no Norte da África, Europa, Ásia e Brasil (Região Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Goiânia) e o Trichophyton tonsurans nos Estados Unidos da América, Caribe, América Central, Austrália e Brasil (regiões Norte e Nordeste, DF e Paraná).
Acomete frequentemente crianças menores de 10 anos de idade durante a vida escolar, devido à falta de ácidos graxos para proteger o seu couro cabeludo. Os ácidos graxos são produzidos apenas na vida adulta e tornam o couro cabeludo de uma pessoa adulta mais resistente a este tipo de infecção. É mais frequente em meninos do que em meninas, porque os meninos têm cabelo curto e o couro cabeludo fica mais suscetível a proliferação dos fungos.
|CLASSIFICAÇÃO |
Caracteriza-se por comprometer os cabelos através de uma invasão fúngica (dermatófitos) que pode ser na superfície externa dos pêlos, chamada de ectotrix, ou no interior do pêlo, chamado de endotrix, ou ainda mista, ecto-endotrix. Cada fungo é responsável por um quadro clínico diferente.