Timol
1) Objetivo
Determinar a temperatura de fusão de substância pura,observando o comportamento no esfriamento e resfriamento da substância.
2) Fundamento Teórico
Para uma substância pura, os processos de fusão ou de solidificação ocorrem sempre a uma mesma temperatura.Diferente do verificado para substâncias puras, na grande maioria das misturas de duas ou mais substâncias as temperaturas de fusão e vaporização não se mantêm constantes ao longo da transformação, variando do início até o final da mudança de estado. Verificam-se nestes casos que há também segregação de componentes da mistura durante a mudança de fase, sendo este o princípio usado na separação de componentes via destilação, entre outros.
Para misturas sólidas conhecidas como misturas eutéticas, misturas de duas ou mais substâncias em proporções muito bem definidas e dependentes das substâncias envolvidas, verifica-se contudo que a temperatura de fusão é, a exemplo do verificado para substâncias puras, também constante durante todo o processo, e que a fusão ou solidificação se dão sem a segregação de componentes da mistura. A temperatura de fusão de misturas eutéticas é a menor possível se comparada as demais misturas estequiometricamente possíveis dos mesmos elementos.
3) Materiais e Reagentes
Reagentes
Materiais
Timol
Tubos de ensaio
Água
Bico de Bunsen
Béquer
Termômetro
Tripé e suporte
4) Procedimento Experimental
COMPORTAMENTO NO ESFRIAMENTO:
1- Colocou-se no interior de um tubo de ensaio grande, uma porção de timol suficiente para cobrir o bulbo do termômetro.
2- Preencheu-se três quartos da capacidade de um béquer com água corrente.
3- O tubo de ensaio foi aquecido levemente, até a fusão completa do timol,sem preocupar-se com a temperatura.
4- Deixou-se o conteúdo do tubo de ensaio esfriar até +90ºC .
5- Tomou-se nota da temperatura da amostra em intervalos de 10