til trabalho
“TIL”
José de Alencar
Santos, 28 de agosto de 2013.
Til- José de Alencar
José de Alencar foi romancista, dramaturgo, jornalista, nacionalista, advogado e político brasileiro, ele viveu numa época em que o romantismo era o principal estilo literário ele também era uma nacionalista.
Ele é considerado o maior romancista do movimento romântico brasileiro, destacou-se por criar uma literatura própria ao Brasil, nacionalista e com vocabulário e sintaxe típicos dos pais, e ao contrario de outros romancistas de sua época que escreviam como se vivessem em Portugal, Alencar valorizava a língua falada no Brasil.
Podemos considerar Alencar como precursor do romantismo no Brasil dentro das quatro características: Indianista, urbanos, regionalistas e históricos.
Principais características das obras de Jose de Alencar
O meio ambiente e a paisagem são valorizados e o ser humano aparece integrado neles. Seus romances abordam vários aspectos, podendo mesmo ser catalogados em:
Romance: Indianista
O indianismo foi uma das principais tendências do Romantismo brasileiro, ele traz o índio e os costumes indígenas, como foco literário. Considerado uma autêntica expressão da nacionalidade, o índio era altamente idealizado. Como um símbolo de pureza e da inocência, representava o homem não corrompido pela sociedade, os nãos capitalistas alem de assemelhar-se aos heróis medievais, fortes e éticos.
Em que se focalizam os primeiros donos do Brasil e seus contatos com a civilização portuguesa colonizadora.
Inicia com o indianismo, amplia o mundo no tempo e no espaço.
Vida primitiva de nossos indígenas – excelente material para romances históricos.
Indianismo pouco teria de exato historicamente:
Vida dos selvagens poetizada
Costumes indígenas deturpados pela imaginação do autor.
O que tínhamos de mais autentico era o INDIO ( valorização do passado)
Índio como valorizador da Nacionalidade
Criou,