Til - José de Alencar
Autor: José de Alencar
Data de Publicação: 1871~1872
Resumo
A história se passa no interior paulista, em uma fazenda.
Em um passeio pela fazenda, Berta, jovem pequena, esbelta, ligeira, buliçosa, grandes olhos negros, boca mimosa. E Miguel que era, alto, ágil, de talhe robusto e bem conformado, encontram Jão Fera, homem de grande estatura e rigorosa compleição, que tinha fama de bandido. Após um desentendimento entre Jão Fera e Miguel ele vai embora a pedido de Berta.
Os dois amigos vão ao encontro de Linda e Afonso, irmão gêmeos de cabelos castanhos e de olhos pardos, filhos de Luís Galvão que era um bonito homem, de fisionomia inteligente e regular estatura, e de D. Ermelinda de 38 anos. Linda ama Miguel, Berta e Miguel se amam, mas não sabem do amor que um sente pelo outro. Para ajudar Linda, Berta faz de tudo para Miguel amar Linda, e consegue.
Ficam sabendo que Luís Galvão vai fazer uma viagem para Campinas e que a mãe deles estava com um mau pressentimento. Berta fica assustada, pois acha que Jão Fera está por trás disso, e parte pela floresta para evitar que a emboscada. Chegando lá discute com ele (Luís) que lhe tem muito amor, e consegue evitar o assassinato. Jão Fera havia sido contratado por Barroso, homem de cinquenta anos, uma barba ruiva e áspera, de mediana estatura e excessivamente magra. Este fica furioso ao saber que ele não cumprira o acordo. Jão fica em débito com Barroso e precisa de cinquenta mil reais para saldar a divida.
Todos gostavam muito de Berta, pois era alegre e de bom coração. Visitava constantemente Zana, uma mulher com problemas mentais.
Brás de 15 anos era feio, e descomposto em seus gestos. Tinha um ar pasmo, um olhar morno, com expressão indiferente e parva, ele também tem problemas mentais, ao sentir ciúme de Berta ele tenta matar Zana, é repreendido por Berta e se arrepende. Brás era filho de uma irmã de Luís
Galvão que morrera viúva, e por isso ele vivia na casa de seu tio. Ele