tijolo ecologico
Sabe-se que o setor da construção civil é um dos que mais geram resíduos e alteram o meio ambiente, em todas as suas fases, desde a extração de matérias-primas, até o final da vida útil da construção. Além disso, até bem pouco tempo atrás o setor não demonstrava muita preocupação com os custos e prejuízos causados pelo desperdício de materiais e o destino dado aos rejeitos produzidos nesta atividade.
Surge neste contexto, sugestões sustentáveis a partir do uso de materiais alternativos com baixo impacto ambiental, como é o caso do tijolo solo-cimento ou tijolo ecológico como provável solução para o referido problema e é por esse motivo que escolhemos o tijolo ecológico como ponto de partida de uma pesquisa imensamente produtiva e educativa.
A importância que tem uma empresa ser sustentável para a sociedade se fortalece à medida que se perceber que a discussão sobre as mudanças climáticas e a escassez dos recursos naturais está cada vez mais próxima da realidade atual. Observa-se o aumento das pressões por parte Instituições ambientais e cientistas que vêm ao longo de décadas realizando estudos sobre o assunto.
Muitas empresas já estão percebendo que ser sustentável é muito mais que levantar uma faixa em defesa do meio ambiente, representa ganhos para as empresas e para a sociedade. Assim, conforme Gomes (2008) considerando o desenvolvimento econômico sustentável: A importância de ser sustentável é aumentar a lucratividade atual e sobreviver como referência num mercado futuro que terá esse elemento como piso para qualquer empresa que atue em qualquer ramo em qualquer parte do mundo.
A reciclagem de materiais combatendo o desperdício ou a utilização de materiais