Fisica 2
Professor: Marcus Túlio
Alunos: Beatriz Alves, Bruno Ferreira, Camila Almeida, Leonardo Muricy, Matheus Bonfim, Ricardo Davi.
Componente curricular: Física Experimental I
Turma: 3007
Data: 14/05/2014
Plano Inclinado: Dinâmica.
Neste trabalho, apresentamos o resultado do uso da história da ciência, e a historia dos conceitos dos movimentos que foi apresentado ao longo da história por Aristóteles e Ptolomeu, até Copérnico Brahe, Kepler e G,0, alileu com o experimento do plano inclinado de Galileu postam em prática em laboratório, a fim de verificar a compatibilidade entre a teoria e a prática. Além disso, os resultados deste trabalho foram comparados a conclusão do experimento realizado pela equipe, para uma análise mais completa do tema. Para ampliar o estudo realizado em laboratório, foram aplicados outros conceitos ao presente trabalho, como as leis de Newton, que teoricamente explicará todos os componentes de forças descritas sobre a experiência.
Introdução:
Possivelmente o plano inclinado é a maquina simples mais antiga do mundo. As civilizações primitivas já utilizavam superfícies inclinadas para subir encostas e transportar cargas em desníveis. Acredita-se que a construção das pirâmides do Egito foi facilitada pelo plano inclinado. O problema do plano inclinado, mais do que um exercício ou questão de vestibular, foi uma importante contribuição à evolução dos conceitos da Física. No estudo da queda livre, desenvolvido por Galileu, o plano inclinado assume papel de relevo. No livro "Diálogo a Respeito de duas Novas Ciências", o italiano apresenta um diálogo, no qual o problema do plano inclinado é proposto e discutido, entre Salviati, defensor de suas idéias; Segredo, um aluno curioso e inteligente e Simplício, que desenvolve as idéias aristotélicas.
Na dinâmica as leis de Newton são as leis que descrevem o comportamento de corpos em movimento, formuladas por Isaac Newton.