Tijolo ecologico
A construção civil é uma das atividades mais importantes da economia brasileira e assim sera por muito tempo, face ao enorme déficit habitacional, conhecido de longa data, a premente necessidade de crescimento e a geração de empregos no pais. Atualmente, assim como há tempos passados, em situações de retomada de crescimento e mesmo em meio a a uma crise econômica mundial, visualiza-se rápida resposta do setor, proporcionando volumes vultosos de investimentos e geração de empregos. Isto faz com que esta atividade adquira contornos de destaque e posição de caráter estratégico na economia brasileira. No entanto, apesar do grande potencia do setor, ainda é possível observar atrasos notáveis em termos de tecnologia construtiva, como por exemplo, o desperdício no canteiro de obras, o que induz á fração de grandes volumes de entulho, muitas vezes lançado os em locais inadequados e que em pouco tempo não suportarão mais esses volumes, chegando a saturação e gerando mais um problema de alocação de resíduos no Brasil.
A busca de novas soluções construtivas, o emprego viável de novas ferramentas, a reciclagem de resíduos, o déficit habitacional, o desenvolvimento sustentável e a eliminação do desperdício no canteiro de obras através racionalização e reciclagem de materiais fazem com que novos materiais, ou ainda, materiais de elevado desempenho, e sistemas construtivos mais eficientes, sejam os principais objetivos na tentativa de estabelecer uma relação entre baixo custo e qualidade da obra.
O objetivo principal é realizar um estudo detalhado sobre as propriedades e características do tijolo solo-cimento, com a finalidade de produzir um material que seja de baixo custo, ecologicamente correto, boa qualidade e grande importância para o desenvolvimento da qualidade e crescimento da produtividade dos serviços de construção civil.