Tigres Asiáticos e América Latina
Trabalho de Geografia
Introdução
Neste trabalho, iremos nos aprofundar no histórico de industrialização e as características da América Latina e os Tigres Asiáticos, bem como suas dificuldades e problemas financeiros e as características de cada região que abrangem.
Breve história sobre a industrialização
A Industrialização se caracteriza pela troca de mão de obra humana pela maquinaria, assim maximizando os lucros, obtendo mais produtos em menos tempo e em maior quantidade. Os países europeus foram os pioneiros no processo de industrialização, começando pela Inglaterra, no século final XVIII. Na primeira metade do século XIX, praticamente, todos os países do continente europeu já tinham parques industriais.
Histórico de industrialização da América Latina
O Brasil, o México e a Argentina são as maiores, mais industrializadas e mais diversificadas economias da América Latina.
Os três se tornaram países independentes no início do século XIX e, no final dele, iniciaram lentamente seus respectivos processos de industrialização, que se intensificaram somente a partir da década de 1930.
Com a crise de 1929 e a depressão econômica que se seguiu, os países industrializados passaram a comprar menos mercadorias vendidas pelos países exportadores de produtos minerais e agrícolas. Nessa época, o Brasil, o México e a Argentina tiveram seus níveis de exportação drasticamente reduzidos, o que lhes dificultou importar diversos produtos industrializados. Por outro lado, a queda no ingresso de produtos importados acelerou a industrialização voltada a substituir muitos bens de consumo, principalmente da Europa.
Algumas das primeiras fábricas pertenciam à aristocracia latifundiária, que tinha acumulado capital com as exportações de produtos agropecuários e passou a investi-los na indústria, no comércio e no sistema financeiro. Os estancieros argentinos