crise asiatica
Tigres Asiáticos
Os países chamados de "Tigres Asiáticos", Taiwan, Cingapura e Coréia do Sul, países com grande crescimento econômico. Um dos principais fatores para o crescimento econômico foram o baixo custo da mão de obra e a produção em larga escala para exportações a partir dos anos 60.
Características dos países chamados “Tigres asiáticos”
Taiwan tem como forte traço de suas características as atividades industriais. Desassociado da China, o país passou a desenvolver as industrias e atrair investimentos estrangeiros.
Cingapura é um estado, com superfície bem pequena, as condições naturais favorecem a instalação de portos com excelentes ancoradouros. Na economia o grande destaque é a industrialização do estanho, a produção de elétricos, computadores, eletrodoméstico, metalúrgica, química.
Coréia do Sul, suas áreas de planalto a leste e grandes planícies a oeste, ocupadas, na maior parte pelo cultivo do arroz, que é a base de alimentação do país. A economia da Coréia do sul baseia-se principalmente na industrialização e no setor de serviços.
Os anos passados haviam sido bons para os tigres asiáticos. O modelo de economia e o crescimento que chamava a atenção do mundo impressionavam. Porém os anos de rápido crescimento, provocaram alguns efeitos que começariam a anunciar ao mundo que uma crise poderia acontecer neste sistema econômico.
Um dos efeitos indesejáveis que o processo de crescimento dos tigres causou, foi o aumento de salários em seus países. Este por sua vez, gerou uma perca de competitividade abrindo espaço para outros países concorrerem com os tigres.
A China então entra no páreo para disputar mercados com os tigres. Com mão de obra de extremo baixo custo, a China começa a entrar em mercados que antes eram de Taiwan e Singapura, como os Estados Unidos, que possuía acordos de livre comércio com estes países e representava seu maior mercado, além de países da América latina. Outro efeito veio do