PERSPECTIVA HISTÓRICA E O INÍCIO DO DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL
CURSO: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
DISCIPLINA: ECONOMIA BRASILEIRA E REGIONAL
PROFESSOR: TARSO GUILHERME MACEDO PIRES
ACADEMICO: MOISÉS BENTO DE AQUINO
PERSPECTIVA HISTÓRICA E O INÍCIO DO DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL
SETEMBRO / 2006
NOVA PORTEIRINHA-MG
PERSPECTIVA HISTÓRICA
O Brasil era uma colônia de exploração a qual tinha sua economia fundamentada na exploração de metais ou produtos de gêneros agrários de alto valor comercial. A colônia de exploração tinha como características principais: latifúndio, monocultura, mão-de-obra escrava. O pacto colonial firmado entre a coroa portuguesa e o Brasil tinha como objetivo principal suprir as necessidades da política mercantilista dos paises europeus, principalmente Portugal e Inglaterra.
Devido aos inúmeros problemas enfrentados pela Coroa Portuguesa, principalmente os baixos recursos obtidos com a extração do pau-brasil e o declínio do comércio das especiarias no Oriente, exigiam-se uma opção agrícola lucrativa.
O açúcar foi a escolha portuguesa para o projeto colonizador, devido as vantagens que esse produto oferecia: boas experiências produtivas dos português nas ilhas de Açores e Madeira; pequeno ciclo do produto entre a produção e a comercialização; o mercado europeu era garantido porque não havia concorrentes e a grande quantidade de terras disponíveis no nordeste brasileiro, como o solo de massapê favorável a essa cultura.
A causa do declínio da produção do açúcar no Brasil foi devido a concorrência da oferta do produto nas colônias inglesas, holandesas e francesas que ofereciam um produto mais competitivo no mercado internacional.
O empreendimento açucareiro no Brasil foi financiado com capital holandês. Portugal apenas produzia o produto, porém o refino, a distribuição e a comercialização pertenciam aos holandeses os quais tinham o domínio comercial dos mercados europeus.
Outra grande atividade econômica do