Projeto: A influência das redes sociais na educação
1. Objetivos Gerais:
Incentivar os alunos e professores no uso de modo adequado e benéfico das redes sociais no ambiente escolar.
2. Objetivos específicos:
a) Identificar quais são as redes sociais que os alunos mais utilizam;
b) Pesquisar quais são os conhecimentos dos professores em relação ao uso das redes sociais;
c) Levantar dados em relação ao nível socioeconômico dos alunos, identificando se todos ou a maioria faz o uso das redes sociais e com que frequência são utilizadas;
d) Determinar quais sites e redes sociais terão efeitos positivos e importância em relação ao processo de ensino-aprendizagem;
e) Propor atividades utilizando as redes sociais a favor do processo de ensino na escola e em tarefas de casa, criando grupos de estudo e/ou páginas onde os alunos e professores possam interagir compartilhando conhecimentos.
f) Demostrar quais redes sociais já tem o objetivo focado na educação.
3. Justificativa
No Brasil, o desenvolvimento tecnológico está refletindo na educação, e muitas escolas e estão se adaptando ao uso das tecnologias para o aprendizado do aluno. Além disso, o crescimento no uso das redes sociais como Twitter, Facebook e WhatsApp, principalmente pelos alunos, tem influenciado na educação em vários aspectos positivos e negativos.
Existem os riscos que o mau uso da internet oferece, e como exemplo vê-se que a linguagem dos alunos está sendo prejudicada pelos “dialetos digitais” e a distração em sala de aula está cada vez maior, prejudicando o aprendizado. E é devido a esses problemas que se faz necessário um direcionamento a esses jovens no uso destes recursos.
Os direcionamentos possíveis são criar grupos, blogs e páginas nas redes sociais onde os alunos possam interagir com os professores, compartilhando assuntos sobre o tema estudado, fotos de aulas práticas a serem compartilhadas com outras pessoas, levando o aprendizado a pessoas de outras escolas, turmas e idades.
Outra forma