questionário
TEOLOGIA E ECOLOGIA: REFLEXÃO
PRODUÇÕES TEOLÓGICAS ATUAIS
A
PARTIR
DE
Quem se alça à condição de senhor e proprietário da natureza e esquece que ele próprio é apenas uma parte dessa mesma natureza, destrói a natureza e no final aniquila a si mesmo.
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0420965/CA
Jürgen Moltmann
3.1. Considerações Iniciais: da relação entre teologia e ecologia
Neste capítulo escolhemos algumas teologias que, de um modo ou de outro, fazem a ligação entre teologia e ecologia. Nesse sentido, perguntamo-nos como se dá essa relação. Significa que analisaremos, então, quais são os conceitos utilizados para a realização de uma teologia ecológica. Para isso, faremos uma leitura da teologia do processo, do ecofeminismo e da teologia ecológica latino-americana.
Essas teologias nos interessam, pois, de um lado elas representam o atual estado das pesquisas teológicas na emergente preocupação ecológica. Por outro, elas nos motivam a buscar uma resposta mais adequada no pensamento de Jürgen
Moltmann, na medida em que observarmos seus limites. Ou seja, com essas produções teológicas abre-se a oportunidade para uma análise contextualizada da teologia moltmanniana, através da relação e do confronto com outras reflexões.
Assim, supomos que os enunciados moltmannianos ganharão mais força no quadro das produções teológicas atuais.
50
Fazer teologia hoje significa reconhecer, a partir da perspectiva da
Revelação e da fé, que tudo está relacionado reciprocamente. A nova concepção da cosmologia, da física, da ecologia contempla um universo como tecido dinâmico de acontecimentos que se interdependem; não existe uma propriedade fundamental deste tecido, mas todas são derivadas das propriedades das outras partes. Nesse sentido, novos nomes e conceitos devem ajudar a teologia a aproximar-se da realidade.
Conseqüentemente significa que fazer teologia pressupondo um imaginário que ainda é perpassado por um mundo sob o governo