tigres asiaticos versus china
Com dimensões continentais, a China é o 3° maior país da Terra, ficando atrás somente da Rússia e do Canadá.
Mas o grande destaque da China é a sua gigantesca população, a maior do globo. Em cada cinco habitantes da Terra, um é chinês.
Atualmente, porém, o crescimento demográfico é de apenas 1% ao ano, o que resulta, em números absolutos, no impressionante acréscimo anual de 10 milhões de pessoas ao contingente populacional.
Um dos mais sérios problemas chineses - a questão populacional - parece estar sendo resolvido. O fenômeno da fome e da subnutrição sempre esteve na longa história chinesa, uma das mais antigas civilizações da humanidade.
Mas com a Revolução comunista de 1949, o Governo Chinês enfrentou esses problemas implantando profundas mudanças sociais, como a reforma agrária e a melhor distribuição da renda.
Passou a desenvolver também programas de limitação de natalidade. Não há grandes desperdícios na China e praticamente ninguém passa fome ou é subnutrido.
A população chinesa é predominantemente rural. Apenasum terço do total vive nas cidades. Por causa da imensa população, existem grandes cidades na China (treze centros urbanos com mais de 2.5000.000 habitantes).
Os maiores aglomerados urbanos são Xangai e Pequim, Xangai, com 12 milhões de habitantes na área metropolitana, é a cidade mais importante do país por causa de suas indústrias e de atividades comerciais e financeiras.
Pequim - a capital do país - tem cerca de 10 milhões de moradores em sua área metropolitana.
A leste da China estão as maiores áreas demográficas, já que a oeste há desertos. Porém, essa concentração próxima ao litoral e aos vales fluviais não é tão intensa nem se localiza numa área tão restrita, como ocorre normalmente na maioria dos países do mundo.
Assim, filiais de empresas multinacionais foram novamente admitidas no país. A Bolsa de Valores de Xangai, fechada em 1949, foi reaberta em 1984, o que significa que a propriedade privada dos meios de produção