ECONOMIA
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO CIÊNCIAS E CONTÁBEIS
MBA CONTROLADORIA E FINANÇAS
DISCIPLINA: ECONOMIA E MERCADO
PROF: JOÃO EVANGELISTA
ALUNA: MARCELA TIMOTHEO DA COSTA
CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO
O MILAGRE DO LESTE ASIÁTICO
AGOSTO 2014
CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO
Este trabalho tem como objetivo conceituar o tema crescimento e desenvolvimento, fazendo uma breve análise do ocorrido no “milagre do leste asiático”.
Crescimento econômico corresponde a uma avaliação quantitativa do desempenho da economia, ou seja, aumento do PIB (produto interno bruto), a elevação de produção de uma economia.
Desenvolvimento econômico corresponde a uma avaliação quantitativa, ou seja, está relacionado ao IDH (índice de desenvolvimento humano), a melhoria do bem estar de uma população.
A capacidade de crescimento depende da dotação dos fatores como capital, trabalho e tecnologia, enquanto que o nível de desenvolvimento depende de fatores estruturais. O crescimento é a condição necessária, mas não suficiente para o desenvolvimento de um país.
Demonstra-se que nos países desenvolvidos o crescimento econômico se coloca do lado da oferta, o sucesso econômico depende do progresso tecnológico e da existência do nível adequado de poupanças. Nos países com crescimento retardatário, a condição é dada pela demanda, o sucesso da política de desenvolvimento depende da existência ou criação de mercados adequados.
No crescimento clássico, a inclusão decorre do próprio mecanismo de preços, tendo como objetivo as políticas redistributivas para a justiça social. No crescimento retardatário tais políticas redistributivas são indispensáveis para a manutenção do crescimento.
A revista “The Economist” (setembro de 2010) avalia da seguinte forma: “Os países que fizeram maior progresso na redução da pobreza obtiveram esse resultado, não gastando dinheiro público, mas encorajando crescimento econômico mais rápido. A