Tifo
Agente etiológico - O agente etiológico do tifo epidêmico, ou seja, o organismo causador da doença é a bactéria Rickettsia prowazekii.
Agente transmissor - Piolho (humano).
Modos de transmissão – transmitido pelo piolho humano do copo Pediculus humanus corporis, (mais raramente pelo piolho dos cabelos), que os excretam nas suas fezes, invadindo o ser humano através de pequenas feridas invisíveis.
Características da infecção - Febre alta, falta de apetite, dores no corpo, Náuseas, vômitos, tosse, diarreia, manchas avermelhadas na pele.
Medidas Profiláticas - Higiene pessoal, usar inseticidas, ferver as roupas ou evitar roupas infestadas por pelo menos 5 dias (piolhos morrem pela falta de sangue para se alimentar).
Febre Maculosa - A febre maculosa é uma infecção aguda causada por uma bactéria, a Rickettsia rickettsii. O homem é infectado através da picada do carrapato que eventualmente carrega esta bactéria nas suas glândulas salivares.
Agente etiológico - A febre maculosa é uma infecção aguda causada por uma bactéria, a Rickettsia rickettsii.
Agente Transmissor - carrapato-estrela o carrapato de cavalo
Modos de transmissão - A Febre Maculosa Brasileira e, geralmente, adquirida pela picada de carrapato infectado e a transmissão ocorre quando o artrópode permanece aderido ao hospedeiro por, no mínimo, de 4 a 6 horas. A doença não se transmite de pessoa a pessoa.
Características da doença – Febre, lesões na pele, nos punhos, róseas, tornozelo, depois passa para as mãos e pés e tronco.
Medidas Profiláticas - Evitar contato com animais domésticos e silvestres em regiões reconhecidamente de alta incidência da doença, se for necessário entrar em contato com animais vistoriar o corpo de 3 em 3 horas já que o carrapato necessita ficar aderido por mais de 4 horas para transmitir a infecção, se necessitar andar em locais de vegetação alta, usar calças compridas e botas, não esmagar o carrapato, já