Doen As
Faculdades Integradas Stella Maris de Andradina
Curso de Biotecnologia
Marilene Palharini Basaglia Carvalho
ARTRÓPODES
ANDRADINA
2013
Fundação Educacional de Andradina
Faculdades Integradas Stella Maris de Andradina
Curso de Biotecnologia
Marilene Palharini Basaglia Carvalho
ARTRÓPODES
ANDRADINA
2013
SUMÁRIO
O que são Artrópodes 4
Classificação dos Artrópodes 5
Doenças transmitidas pelos Artrópodes 6
Febre Maculosa 6
Tifo 8
Tifo epidêmico ou exantemático 8
Tifo endêmico ou murinho 9
Peste Negra 11
Doenças Causadas por Ácaros - Sarna Sarcópitca (Escabiose Canina) 12
Filariose 13
Doença de Chagas 14
Febre de Oropouche 15
Dengue 16
Berne 17
Mosca doméstica 18
Referências Bibliográficas ................................................................................................ 19
O que são Artrópodes
Artrópodes são grupos de animais invertebrados, que possuem apêndices articulados, os corpos segmentados e os esqueletos rígidos. Os artrópodes tem organização complexa, são altamente especializados e apresentam grande diversidade adaptativa, relevada por suas estruturas, funções, comportamentos e tipo de reprodução.
Características dos Artrópodes
Os artrópodes possuem corpo segmentado (corpo metamerizado), apêndices articulado (patas, antenas e palpos etc.) e corpo coberto com exoesqueleto formado por uma substância resistente e impermeável, chamada quitina. A quitina é um polímero nitrogenado de polissacarídeos, impregnada de camadas de cera.
Em alguns, o exoesqueleto é reforçado pela deposição de carbonato de cálcio (calcário). O esqueleto cobre todo o corpo, menos nas articulações, formando, nos seguimentos corporais, verdadeiras placas.
Ao crescer, os artrópodes precisam abandonar o esqueleto velho, pequeno, e fabricar outro, maior. Esse fenômeno é chamado muda ou ecdise e ocorre diversas vezes até cessar o crescimento na fase adulta. As carapaças deixadas por ocasião das mudas são