atenção ao idoso
. Atenção à Saúde da pessoa idosa e envelhecimento
28 abril 2015
• Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde.
"Não fosse a lembrança da mocidade, não se ressentiria a velhice. Toda doença consiste em não se saber fazer mais o que se soube fazer outrora. Pois o velho, em seu gênero, é decerto uma criatura tão perfeita como o moço na sua idade".- Georg Lichtenberg (1742-1799), Aforismos.
Marco no processo de garantia dos direitos da pessoa idosa:
Lei 10.741, de 1º de outubro de 2003, instituiu o Estatuto do Idoso. Este Estatuto serve como guia para que as políticas públicas sejam cada vez mais adequadas ao processo de re- significação da velhice. Legislações dos Direitos dos Idosos (Assistência Social)
• Constituição Federal de 1988
•Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) de 1993
• Política Nacional do Idosos de 1994
•Estatuto do Idoso de 2003
. Legislações do Direito dos Idosos
Têm como objetivo assegurar os direitos sociais do idoso, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade. Estabelecem que a família, a sociedade e o
Estado têm o dever de assegurar aos idosos todos os direitos da cidadania, garantindo sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade, bem-estar e direito à vida.
SAÚDE
QUALIDADE DE VIDA
O maior acesso aos serviços de saúde, bem como a educação e renda, tem modificado a imagem do abandono associado à velhice. Políticas previdenciárias e de assistência social.
Maior expectativa de vida. Mais qualidade aos anos a mais vividos. A Área Técnica Saúde do
Idoso reafirma a necessidade de mudanças na linha de cuidados e da atenção a essa população, através da humanização do atendimento, bem como o fomento de inovações –
Envelhecimento Ativo.
O pacto pela vida e saúde do idoso
A Portaria/GM nº 399, publicada em 22/02/2006, apresenta as Diretrizes do Pacto pela Saúde, nas quais estão contempladas três dimensões:
- Pela Vida
- Em Defesa do SUS
- De Gestão
Prioridades do Pacto pela