Atenção a Saúde do Idoso
Objetivo Geral
Promover questões relacionadas à saúde, contribuindo para elevar o bem estar e a qualidade de vida dos idosos abrigados.
Objetivos Específicos
• Promover a integração dos idosos;
• Estimular a funcionalidade geral;
• Orientar cuidadores sobre a alimentação dos usuários atendidos no Lar;
• Orientar sobre a prevenção de patologias crônicas no envelhecimento relacionadas à hábitos alimentares;
• Orientar sobre uso racional e armazenamento adequado de medicamentos;
• Promover imunização dos idosos, por meio de vacinação dos mesmos;
• Oferecer consultoria acerca de como racionalizar e melhorar a qualidade de vida do usuário atendido no Lar.
Justificativa
De acordo com Texeira apud Deliberato (2002), o envelhecimento como efeito biológico natural provoca no organismo alterações bioquímicas, morfológicas e fisiológicas. Sendo que a diminuição da massa muscular e da densidade óssea; perda da força muscular; deficiência da agilidade; coordenação motora; do equilíbrio; da mobilidade articular; maior trabalho ventilatório aos esforços e diminuição no tempo da condução nervosa; podem ser citados como as principais alterações biológicas que acontecem nessa faixa etária.
Portanto, pode-se concluir que o envelhecimento é um fenômeno do processo da vida que é caracterizado por mudanças biopsicossociais específicas, associadas à passagem do tempo. (DELIBERATO, 2002).
Sendo assim é possível entender que as mudanças biológicas que acontecem no processo de envelhecimento são normais progressivas e irreversíveis. Apesar de esse processo ocorrer em todas as pessoas, para aqueles acima de 65 anos de idade, está sempre associada a mudanças significativas na saúde e necessidades nutricionais. Desse modo, teorias relacionadas a psicologias salientam que não é suficiente adaptar-se e viver em conformidade com as limitações e o isolamento social das pessoas idosas, pois se a velhice se apresenta como uma crise, para superá-la