Auto da Compadecida
TRANSMISSÃO:
Através do contato com pessoas doentes ou que carregam a bactéria na garganta e que a partir de gotículas respiratórias do nariz ou boca de uma pessoa infectada passa a outra pessoa o vírus. Muitas crianças, mesmo quando não estão doentes, carregam essa bactéria na garganta e não desenvolvem a doença.
A pneumonia bacteriana pode levar à morte quando os sacos de ar nos pulmões se enchem de pus e outros líquidos o que faz com o que o oxigênio tenha dificuldades para alcançar o sangue.
SINTOMAS:
Os sintomas mais comuns da pneumonia são febre de 39°C a 40°C;
Suor frio, calafrios, respiração rápida e curta, tosse com catarro amarela ou esverdeada;
Sendo que em alguns tipos de pneumonia, a tosse pode vir seca ou sem catarro, dores no peito ou no tórax;
Além de problemas para respirar;
Diarreias, vômitos, náuseas e fadiga.
TRATAMENTO:
A pneumonia é tratada por antibióticos e, dependendo do caso, pode ser tratado com internação; Em casos mais graves, uma internação é necessária na Unidade de Tratamento Intensivo, conhecida como UTI; As medicações podem ser tanto via oral ou por injeções, aplicadas na veia ou no músculo.
PREVENÇAO:
A prevenção inclui vacinação, medidas ambientais, e o tratamento de outras doenças de forma adequada;
Para as pessoas de risco (com mais de 65 anos, etc) também é aconselhável se vacinarem contra a gripe, uma vez que, com o sistema imunológico frágil, a pneumonia pode ser uma consequência da gripe sazonal.
O TÉTANO é uma doença infecciosa, não contagiosa, com elevada letalidade para jovens e idosos. Sua principal característica é causar espasmos dolorosos, rigidez dos músculos e distúrbios neurológicos. É causada pela neurotoxina tetanospasmina que é produzida pela bactéria