Tica
Educação escolar para todos.
Introdução.
Você concorda com a importância das diferenças para o crescimento pessoal e para a constituição do ser humano?
Pela educação é possível transformar as coisas, as pessoas e o mundo. Pensando nessa metamorfose que a educação proporciona é que estamos envolvidos com o processo da inclusão. Ensinar, de aprender, e, sobretudo, de conviver. Vamos refletir um pouco sobre a educação, escola e o seu cotidiano.
Certos de que nossas idéias e verdades não são definitivas, acreditamos na necessidade de (re) aprender constantemente por meio de nossas ações, sejam elas individuais ou coletivas.
Diversidade Humana e seus reflexos na educação.
Vamos retrata estudiosos antigos, desenvolvendo diferentes formas de conhecimento sobre si e sobre a vida, a riqueza que existe na diversidade de idéias, de concepções e de pensamentos no mundo antigo.
A socialização do conhecimento é uma necessidade que existe na espécie humana. Desde que o mundo, o homem sente a necessidade da convivência em grupo, seja ela para o crescimento, imitação, aprovação ou a busca de parâmetros, modelos, ou seja, uma “igualdade”.
Segundo carone (apud AQUINO,1998), na cultura ocidental, a noção de igualdade não foi moldada pelos textos jurídicos e públicos,se sim, pelo cristianismo. Em primeiro lugar, o individuo difere do seu criador (Deus) uma relação de desigualdade de poder entre criatura e criador; em segundo lugar, fomos criados como uma espécie animal diferente das outras espécies do mesmo gênero uma relação de desigualdade, manifesta pela superioridade da espécie humana sobre as outras espécies humanas. Somos não idênticos e completamente diferentes uns dos outros.
Já a igualdade, de acordo com a legislação, tem como outro sentido. Nos sistemas sociais, com regime político democrático, existe uma forma de igualdade reconhecida nos textos constitucionais: igualdade perante a lei, que afirma que todos os cidadãos são iguais, sem